Itariri, 26 de março de 2019.

Festival de MPB Troféu Curió

› Local: Rua Nossa Senhora do Monte Serrat, 133 Bairro: Centro Cep: 11760-000 Cidade: Itariri/SP

FESTIVAL DE MÚSICA POPULAR BRASILEIRA “TROFEU CURIÓ”

Abrangência: Regional- Festival da Música Popular Brasileira “troféu curió”- Abril

Histórico: Itariri é uma cidade de colonização de vários descendentes de imigrantes que chegaram de Canoa pelo Rio do Azeite em busca de novas terras, onde trabalhavam e seus sítios trazidos por sua simplicidade de roça, e que nas horas de descanso se reuniam para cantar e tocar suas modas.

Essa ação cultural é muito comum até os dias de hoje pelo sítios da cidade. Mantendo assim a tradição da música raiz cantada e tocada ao som de uma viola.

O festival leva este nome troféu curió devido a este pássaro (curió) ter sido capturado no Distrito de Ana Dias, município de Itariri, em 1955/56, era pardo no ano de 1956/57, constatando-se também que foi negaça (caçador) e grande e repetidor no seu canto original. O curió Ana Dias chamou atenção por dois motivos, em primeiro lugar por ser um grande repetidor ditado de belíssima voz, em segundo lugar, pela facilidade com que aprendia novas notas com os outros Curiós, e as incorporada ao seu canto.

O curió Ana Dias recebeu o anel n°1.534/IBDF/77, na sua voz característica de “Praia Grande”. Cujo som melodioso nos lembra os acordes de um violino, no seu perfeito canto classifica-se na modalidade de “Clássico”. Sabe-se ainda que foi gravado um disco de vinil, na época, com seu canto “Curió de Ana Dias”.