Itariri, 26 de março de 2019.

Festa de Santo Antônio

› Local: Rua Nossa Senhora do Monte Serrat, 133 Bairro: Centro Cep: 11760-000 Cidade: Itariri/SP

TRADICIONAL FESTA DE SANTO ANTÔNIO

Abrangência: Municipal—Evento Religioso – Junho

Histórico: Acontece no dia 13 de junho no bairro igrejinha, a tradicional Procissão em comemoração a Santo Antônio Padroeiro da Comunidade

Seguindo de zabumba, sanfona, viola e pandeiros os devotos, foliões de Santo Antônio seguem rumo a Capelinha de Santo Antônio para levantamento do Mastro seguido da missa com distribuição dos pãezinhos de Santo Antônio, a noite segue com a tradicional quermesse no bairro, com comidas típicas, bingo e muita cantoria ao som de violas dos próprios moradores da comunidade.

Desde 1919, como foi construída a primeira igrejinha de Santo Antônio em madeira, a manifestação é mantida viva pela comunidade do bairro.

Tradição trazida por Vitorino Malaquias, em 1905, quando aqui chegou. Em terras de mata fechada no bairro igrejinha com uma família de imigrantes italianos vindo do Rio Grande do Sul, em busca de novas terra, Vitorino Malaquias se manteve aqui nestas terras iniciou a colonização do bairro outros imigrantes seguiram Vale acima.