Itariri, 17 de novembro de 2018.

24/10/2018 às 09:08:00
CAMPANHA ESTADUAL DA HANSENÍASE – DE 15 A 31 DE OUTUBRO DE 2018

A Hanseníase é uma doença causada pelo Mycobacterium leprae que acomete, principalmente, pele e nervos. Ela é transmitida por meio da respiração e do contato íntimo e prolongado com uma pessoa doente sem tratamento. É uma doença que tem cura, e quanto mais cedo for diagnosticada e tratada, melhor será o resultado.  A hanseníase pode atingir homens e mulheres, adultos e crianças de todas as classes sociais. Se não tratada ou tratada tardiamente pode causar incapacidades ou deformidades.

Por isso, fique atento aos sinais:

- Manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas na pele, que não coçam, não doem e não pegam pó;

- Caroços avermelhados ou castanhos;

- Dormências, formigamento, fraquezas e atrofias musculares;

- Manchas com queda de pelos;

- Queimar-se ou cortar-se sem sentir.

Se você perceber algum destes sinais, desconfie que é Hanseníase e procure uma Unidade de Saúde. O tratamento é gratuito e está disponível em todas as Unidades de saúde do SUS.